O advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso destaca a iniciativa e adesão à Campanha Estadual Paraná Unido no Combate ao Feminício, que prevê mobilização nas ruas, caminhadas, fóruns de debates e uma campanha publicitária de conscientização contra qualquer forma de violência contra as mulheres.  

Gilmar Cardoso parabenizou a ação liderada pela secretaria de estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que tem como parte da programação a organização de caminhadas neste sábado, dia 22 de julho, nos municípios paranaenses. Cerca de 100 cidades já confirmaram a participação.

 Na capital, em parceria com a prefeitura municipal o ponto de encontro será às 11h30 na Praça Santos Andrade, com destino para a Praça Osório (Boca Maldita). 

A sugestão dos organizadores é para que as pessoas que participem da Caminhada do Meio-Dia usem roupa branca em demonstração de paz e respeito à vida.

Dentre as entidades apoiadores, a OAB do Paraná se une à causa e estará presente na comemoração do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, através das Comissões da Mulher Advogada e de Estudos sobre Violência de Gênero.

Em 2022, foram registrados pelo Tribunal de Justiça do Paraná 44.493 casos de violência doméstica. Foram 274 casos de feminicídio ou tentativas de feminicídio. Mais de 30 mil mulheres receberam medidas protetivas de emergência aplicadas pelo TJ-PR no ano passado

Os assassinatos de mulheres estão em alta no Paraná. Segundo informações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem, mais de 1,1 mil homicídios cuja vítima era do sexo feminino foram registrados nos últimos cinco anos, entre 2018 e 2022, sendo que o ano passado teve recorde de mortes. Mais de um terço dos registros, inclusive, diz respeito aos casos de feminicídio, um tipo de homicídio específico, praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher (misoginia e menosprezo pela condição feminina ou discriminação de gênero, fatores que também podem envolver violência sexual) ou em decorrência de violência doméstica.